segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conheça programas no estado do Rio que visam combater a evasão escolar Com índice de evasão na rede estadual de 11%, Estado pretende investir em benefícios e bonificações a professores e alunos a fim de valorizá-los

A taxa de evasão escolar na rede estadual do Rio de Janeiro atinge um índice de 11%, segundo dados do Inep. O número, de acordo com o órgão, está na média de outros estados do país. Entretanto, para a coordenadora de Acompanhamento da Frequência Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Adriana Abreu, o estado pretende investir anualmente R$ 240 milhões, entre benefícios e bonificações, a fim de valorizar professores e alunos que atingirem metas. “Em 2011, foi lançado o Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). Na proposta, constam medidas que visam alavancar a educação pública estadual nos próximos anos”, afirma Adriana.

Entre os atuais programas da Seeduc, grupos de visitadores vão às escolas conhecer a situação de aluno e família, notificam o número de faltas e suas respectivas causas à secretaria. Além disso, programas como o federal Bolsa Família realizam ações nas áreas da saúde, assistência social e financeira para garantir a frequência escolar.
Adriana Abreu, da Seeduc RJ (Foto: Divulgação/ Marcia Costa)Adriana Abreu, da Secretaria de Educação do RJ
(Foto: Divulgação/ Marcia Costa)
O Governo do Rio de Janeiro possui programas específicos para contornar a evasão escolar no estado?
No Rio, temos o Programa Estadual de Controle da Evasão Escolar desenvolvido pela Coordenação de Acompanhamento da Frequência Escolar da Seeduc. Nele, elaboramos estratégias de apoio e monitoramento das ações que as escolas realizam para prevenção da evasão, sempre atendendo a legislação vigente. No estado, temos ainda a Coordenação Intersetorial do Programa Bolsa Família que realiza ações nas áreas da saúde, educação e assistência social, para garantir a frequência escolar. Em setembro, o Governo do Estado lançou também o Programa Renda Melhor Jovem, onde cada estudante beneficiário receberá uma premiação por ano de aprovação no Ensino Médio.
O que esses programas procuram trabalhar no âmbito social do aluno e da escola?
A escola deve ser um ambiente de prazer para o aluno, que proporcione o desenvolvimento deste em diversos aspectos. A educação e o social sempre andam juntos. O educador precisa ter em mente que está formando cidadãos e que as suas atitudes vão refletir na sociedade. Por meio do Programa Estadual de Controle da Evasão, as escolas formam os grupos de visitadores e notificam o número de faltas e suas respectivas causas à Seeduc. Destaco que a visita de um profissional da escola, ou mesmo de um aluno, faz toda diferença. Dependendo da causa de suas faltas e da situação da família, o aluno, e até mesmo toda a família, devem ser encaminhados aos serviços de Assistência Social e Conselhos Tutelares. Assim, trabalhamos a escola e colaboramos com o social do aluno também.
O que é responsabilidade do governo e o que pode ser solucionado pela escola?
O Governo do Estado tem trabalhado para melhoria da educação. As mudanças ocorridas durante o ano de 2011, com o lançamento do Planejamento Estratégico da Seeduc, são um exemplo disso. Na proposta, constam medidas que visam a alavancar a educação pública estadual nos próximos anos. Para valorizar o professor e o aluno, o estado poderá investir, anualmente, cerca de R$ 240 milhões, entre benefícios e bonificação para quem atingir metas. E as escolas têm se empenhado no cumprimento das metas dessa reestruturação organizacional que beneficia alunos e professores.

Que ações as escolas da rede estadual realiza para manter o aluno com dificuldade financeira estudando?

A escola tem como premissa a inclusão de alunos e a garantia dos direitos. Nas escolas da rede, eles têm acesso ao Cartão do Estudante que viabiliza o transporte, refeições. Também recebem o livro didático e a camisa do uniforme. As diferenças são respeitadas e trabalhamos todos juntos para a construção do conhecimento.
A que a senhora atribui a evasão escolar nas escolas da rede estadual do Rio?
São várias as causas. Em nosso último levantamento, as mais frequentes foram: ausência de motivação para frequentar a escola, falta de acompanhamento familiar nas atividades escolares e transferência de aluno.
A senhora considera que a falta de uma estrutura familiar sólida contribui para o abandono dos estudos pelos jovens?
Sem dúvida, o incentivo e o acompanhamento da família contribui para que o aluno se interesse mais pelos seus estudos. E nós promovemos sempre a integração família/escola também com esse objetivo.

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