* Saiba mais sobre o PROGRAMA RENDA MELHOR JOVEM

OBJETIVO DA REUNIÃO:

·       Estabelecer fluxo de informações do Programa Renda Melhor Jovem para todos os Diretores das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino;
·       Dirimir dúvidas dos diretores sobre o Programa Renda Melhor Jovem.

PÚBLICO ALVO:

Ø  Diretores de escola que têm alunos elegíveis no Programa;
Ø  Diretores Regionais Pedagógicos;
Ø  Responsáveis pelo Acompanhamento da Frequência Escolar;
Ø  Secretários Municipais de Assistência Social de Japeri, Belford Roxo e São Gonçalo.


PRINCIPAIS INTERLOCUTORES DO EVENTO:


ü  Adriana Abreu (SEEDUC)
ü  Patrícia Audi (SEAS- DH)
ü  Sandra Silva ( Representante da Projeto Coletivo- Coca-Cola)

ENCAMINHAMENTOS e RESULTADOS:

·         Adriana Abreu reforçou a importância de se estabelecer um contato mais estreito com os diretores das unidades que têm alunos elegíveis. Logo em seguida passou a palavra para Patrícia Audi que fez um breve histórico do Programa, reforçando a importância da regularização da CADÚNICO. Destacou que para a eleição da família beneficiária para o Renda Melhor são consideradas a renda per capita e condições de moradia e localização da moradia. Esclareceu ainda, que foram escolhidos municípios de pequeno, médio e grandes extensões territoriais com índice de pobreza mais extrema, por isso Japeri, Belford Roxo e São Gonçalo.  
·        Muitos diretores aproveitaram para tirar suas dúvidas, muitas delas estavam previstas na cartilha, mas foram respondidas com muita atenção, tanto pela Patrícia como por Adriana.
·        As contas deverão ser abertas entre janeiro e fevereiro de 2012, por conta disso os alunos deverão informar o nº de seus CPFs até final de dezembro na Central de Relacionamento da Secretaria Estadual de Educação.
·        O Renda Melhor Jovem também está atrelado à Gestão de Oportunidades visando a qualificação e inserção do aluno no mercado de trabalho.
·        Sandra Silva, responsável pelo Projeto Coletivo – Coca Cola, esclarece que o  Projeto Coletivo, dentre outras propostas, tem como filosofia o desenvolvimento da economia local priorizando os estabelecimentos comerciais varejistas de comunidades carentes. Para isso capacita jovens de 15 a 25 anos de idade, para atuarem como promotores de venda oferecendo um curso para 120 educandos, com duração de 02 meses, 16 aulas, duas vezes por semana, 06 turmas de 20, em sala de multimídia personalizada pela Coca-Cola, montada em ONG’s.  Segundo Sandra, ao final do curso espera-se, além da capacitação desses jovens, o desenvolvimento dos pontos de venda localizados, principalmente nas comunidades; maior empregabilidade e geração de renda. Além da possibilidade do jovem elegível trabalhar na Coca-Cola, seu currículo é encaminhado para outros parceiros do Projeto Coletivo: Mac Donald; Subway, Carrefour, Spot, Prezunic.


   




  Para 2012 o Programa será implementado em 35 municípios. 



  • Alguns parceiros do programa: Banco do
 Brasil, CIEE, Coca-Cola e outros.